Libras

capa

Sumário das Lições | CFP | CFO

Apresentação

Este material didático é uma inciativa de contextualizar o conteúdo da Disciplina de Libras para o ensino nos cursos de formação policiais, tanto o de praças (CFP) como o de oficiais (CFO). Compreendendo o desafio que é apresentar uma língua em uma pequena carga horária, dispomo-nos a uma linguagem direta e facilitada, com um imenso receio de fazer perder o rigor técnico que o estudo de qualquer língua adicional (L2) exige.

A comunicação verbal não-oral, de modalidade gestual-visual a que a Libras se utiliza para propagar ideias dificulta o registro escrito estático como é o caso do papel ou do texto, mesmo que digital. Por isso essa apostila serve de um ponto de partida como referência. Já que os alunos cobram muito o manuseio de algo que lhes sirva de fonte de consulta, mesmo após o momento de aula. Contudo, esse anseio melhor é saciado com as indicações de material digital, principalmente vídeos postados na internet.

Duas características vão permear este material: (1) uma forte contextualização, tornando-o não recomendado a iniciantes de formação geral no estudo de Libras, mas sendo ideal para o propósito restrito de tornar o operador de segurança pública minimante capaz de se comunicar com a pessoa Surda. Mas isso é possível entender ao ler o professor Almeida Filho (1997 apud GRESSER, 2010), discorrendo sobre “os cursos de natureza instrumental”.

Nessa situação a condução do processo de ensino-aprendizagem parte para uma rápida inserção do instruendo numa conversação contextualizada, com menor formalismo, “pois por outro lado, tem como base o ensino de língua para fins específicos – aprender o idioma para viajar, para fazer negócios, para dar aulas de um determinado conteúdo, etc.” (Almeida Filho, 1997b).

A qualquer um que lhe parecer necessário, façam cópias, usem partes desse material, desde que cite a origem, sem nenhum constrangimento. O importante nessa empreitada é a valorização da pessoa com deficiência e o impulso ao desenvolvimento de agências policiais mais humanas em nosso país.

Repositório digital

O material complementar a esse texto, que compõe um acervo de apoio ao aprendizado: vídeos (entrevistas, aulas, música sinalizada, filme), textos complementares, notícias, fonte de pesquisa, imagens etc. encontram-se todos no Blog Cidadão SSP.

 cidadaossp.wordpress.com/libras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: