Variedades (2009 a 2007)

GOVERNO FEDERAL GERA ALTERNATIVAS PARA CAPTAÇÃO DE TALENTOS:

Exercito poderá convocar oficial temporário (major) e Ministério do Planejamento poderá realocar força de trabalho mesmo sendo estatutária

(*) por Wagner Soares, para o Cidadão-SSP

Hoje, dia 1° de agosto, o Exercito Brasileiro ganhou uma importante ferramenta de recrutamento e seleção de talentos externos (Decreto n.° 9.455/2018), um mecanismo normativo para convocar qualquer brasileiro (homem ou mulher) como oficial temporário, no posto de major, para atuar em areas bem específicas: educação, medicina e ciência e tecnologia.

Pareceu-nos uma ótima ferramenta de gestão de pessoas para fazer frente à evasão de profissionais para o mercado, a possibilidade de trazer mentes novas para os quadros.

O salário deve girar em torno dos 12 mil reais. E parece uma tendência dos próximos governos federais em flexibilizar o concurso público. Recentemente, o Ministério do Planejamento foi dotado da capacidade legal, por meio de regulamentação própria, de movimentar servidores federais entre orgaos e localidades, com prerrogativa de coordenação central, à revelia dos orgaos e entidades de origem. Mas, para tanto, montaram um sistema de banco de talentos. Futuramente, qualquer setor de GP (RH) federal, antes de concursar, vai primeiro buscar aquele perfil profissional dentro dos próprios quadros.

Há uma série de discussões de ordem política e de direitos trabalhistas envolvendo a estabilidade do servidor público, mas ao certo, gerencialmente parecem decisões que dinamizem o serviço público.

Quem sai ganhando ou perdendo é uma questão de análise socio-política mais aprofundada.

Bem, para quem quer uma oportunidade diferente: fique atento.

Se voce for servidor público federal, preencha seus dados no banco de talentos, mantenha o sistema Sigepe atualizado com títulos e cursos.

Se ainda não for, e achar a oportunidade do EB interessante, preste atenção que logo deva sair edital de processo seletivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s