Variedades (2009 a 2007)

E o conteúdo programático?

Enquanto os agentes governamentais questionam se a Banca do Concurso da PMAL será a Copeve/Ufal ou a Cespe (FNB), uma boa dica é saber qual foi a configuração das provas aplicadas para Polícia Militar, desde 2006. Depois de uma pesquisa rápida pelos arquivos disponíveis na Internet. Chegamos a 13 provas aplicadas, pelas mais diversas banca: em 100% delas a disciplina de Língua Portuguesa foi cobrada, mas em apenas uma se observou a Redação.

As disciplinas que mais foram cobradas:  Matemática, Geografia do Estado, História do Brasil, Geografia do Brasil e História do Estado. Um destaque é para Direitos Humanos que tem sido cobrado como um tipo de filtro sobre o perfil do candidato. Outra cobrança em termos de conhecimento são as Noções de Informática, típico do concurso de nível médio. Já a parte de conhecimentos jurídicos depende do entendimento do Governo e a Banca. Em alguns casos é considerado que o candidato, aprovado e convocado ao curso de formação, lá aprenderá sobre esses aspectos. Já em outros é cobrado praticamente toda a amplitude dos ramos do Direito.


Então avaliar o perfil das provas é um bom caminho para ter noção de qual conteúdo poderá ser cobrado. Contudo temos visto uma diversidade muito grande de temas abordados nas provas. Outro caminho é que sendo Copeve/Ufal, o edital 2006 com certeza será um ponto de partida, pelo menos tem sido utilizado pelos Cursinhos Preparatórios de Maceió e Arapiraca:

>Confira o Conteúdo Programático de 2006>

Anúncios