CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EDITAL DE 2006

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EDITAL DE 2006

II – Provas de Nível Médio

Português II – para os cargos de nível médio
1. Compreensão de Texto. 2. Ortografia Oficial: Emprego das Letras. Acentuação Gráfica. Emprego da Crase. Pontuação. 3. Classe das Palavras. 4. Emprego dos Verbos Regulares, Irregulares e Anômalos. 5. Concordância Verbal e Nominal. 6. Regência Nominal e Verbal. 7. Emprego dos Pronomes. 8. Significação das Palavras: Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. 9. Linguagem Formal e Informal; Modalidades: Linguagem Escrita e Oral.

Conhecimentos Gerais II – para os cargos de nível médio
1. O Brasil: relevo, rios, clima, a fauna e a flora, agricultura, comércio, indústria, pecuária, transportes e comunicações. 2. As Regiões Brasileiras. 3. A História do Brasil: as grandes navegações, Descobrimento do Brasil, os Primeiros Habitantes do Brasil, A cana-de-açúcar, a expansão do nosso território. 4. A Independência do Brasil, a libertação dos escravos, A Proclamação da República. 5. A Amazônia. 6. O espaço alagoano: Organização, paisagens naturais, atividades econômicas, problemas ambientais, dados históricos, culturais e políticos. 7. Atualidades

Matemática – para os cargos de nível médio
1. Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. 2. Números e grandezas proporcionais. Divisão proporcional. 3. Porcentagem. Juros simples. 4. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de 1º e de 2º graus. Problemas. 5. Razões e proporções: regras de três simples e composta. 6. Progressões Aritméticas e Geométricas. 7. Análise Combinatória. 8. Trigonometria no triângulo retângulo. 9. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Sistema Métrico Decimal. 10. Exponencial, Função Exponencial e Equações Exponenciais. 11. Logarítmimo, Função Logarítmica e Equações Logarítmicas.

Noções de Direito – para os cargos de nível médio
1. Noções de Direito Constitucional. 1.1 Constituição da República: Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade. 1.2 Da Organização do Estado – Da Organização Político-Administrativa; Dos Estados Federados. 1.3 Da Administração Pública: Disposições Gerais; Dos Servidores Públicos; Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 1.4 Do Poder Judiciário: Disposições Gerais; Dos Tribunais e Juízes Militares; Das Funções Essenciais à Justiça: Do Ministério Público; Da Advocacia e da Defensoria Pública. 1.5 Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas; Da Segurança Pública. 2. Noções de Direito Penal. 2.1 Código Penal: Princípio da reserva legal; consumação e tentativa; desistência voluntária e arrependimento eficaz; Crime – impossível, doloso, culposo; coação irresistível e obediência hierárquica; causas excludentes de ilicitude – estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal, exercício regular de direito; homicídio; lesões corporais; furto; roubo; estelionato e outras fraudes (artigos de 171 a 176 do Código Penal); peculato; concussão; corrupção passiva; corrupção ativa; prevaricação; comunicação falsa de crime ou de contravenção; falso testemunho; coação no curso do processo; exercício arbitrário das próprias razões. 2.2 Lei n.º 9.099/1995 (artigos 60 e 61) – infrações penais de 6 menor poder ofensivo. 2.3 Lei nº 4.898/1965 – Regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, em casos de abuso de autoridade. 3. Noções de Direito Penal Militar. 3.1 Aplicação da lei penal militar; crime; imputabilidade penal; concurso de agentes; penas; medidas de segurança; ação penal; extinção da punibilidade. 4. Direitos Humanos e Humanitários. 4.1 Estrutura jurídica: Conceitos básicos de Direito Internacional – Direito Internacional dos Direitos Humanos; Direito Internacional Humanitário. 4.2 Aplicação da lei. 4.2.1 Premissas: aplicação da Lei nos Estados Democráticos; conduta ética e legal na aplicação da Lei. 4.2.2 Responsabilidades: prevenção e detecção do crime e manutenção da ordem pública. 4.2.3 Poderes: captura; detenção; uso da força e de armas de fogo (práticas de tiro). 4.2.4 Para grupos vulneráveis: mulheres; crianças e adolescentes; vítimas da criminalidade e do abuso de poder, refugiados e deslocados internos.; 4.3 Comando e gestão: procedimentos de supervisão e revisão; investigação de violações dos direitos humanos. 5. Constituição do Estado de Alagoas – 5.1 Dos Servidores em Geral; 5.2 – Dos Servidores Públicos Militares; 5.3 – Da Organização dos Poderes: 5.3.1 – Do Governador e do Vice Governador do Estado; 5.3.2 – Das Atribuições do Governador e do Vice Governador do Estado; 5.4 – Da Segurança Pública; 5.5 – Das Disposições Constitucionais Gerais.

Noções de Informática – para os cargos de nível médio
1. Noções Básicas de Hardware: Entrada de dados; Saída de informações; Dispositivos de entrada e saída; Memória; Processamento de dados. 2. Sistema Operacional: Windows 98, ME e XP – Menu Iniciar; Área de trabalho; Arquivos, atalhos, ícones e pastas; Windows Explorer; Barra de tarefas; Janelas; Painel de Controle e Teclas de atalho. 3. Microsoft Office: Word 2000 – Janela do Word 2000; Teclas de atalho e seleção de textos; Barra de menus e Barra de ferramentas; Copiar, colar, recortar, tabulação, configurar página, etc. Excel 2000 – Janela do Excel 2000; Teclas de atalho, seleção de células e intervalos; Barra de menus e Barra de ferramentas; Inserção de dados; Fórmulas; Copiar, colar, mover células; Gráficos. 4. Conceitos Básicos de Internet: Internet Explorer 6.0 (ou superior) – Barras de Menus, Ferramentas, Status, Explorer, Endereço; Atalhos. W.W.W. – Conceitos importantes; Endereços da Internet;

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: