Variedades (2009 a 2007)

GCM Delmiro recebe visita de guardas de Olho d’Água das Flores e Pariconha

coronel Calaça, cmt da GCM Delmiro e seu subcmt, major Leandro recebem os guardas visitantes

No dia 29 de novembro de 2011, terça-feira, a Guarda Municipal de Delmiro Gouveia recebeu a visita dos guardas civis municipais de Olho D´Águas das Flores e uma representação da Guarda de Pariconha. Na oportunidade os visitantes poderam conhecer as instalações da Sede da corporação delmirense, no bairro Campo Verde.

 

 Logo em seguida reunidos no auditório do Centro de Saúde, próximo ao mercado, ouviram a explanação do coronel Gilberto Calaça, comandante da GCM de Delmiro Gouveia. Momento em que foi exposta a estrutura e a forma de trabalho. Discutiu-se sobre o uso de equipamentos de baixa letalidade e sobre as atribuições da Guarda Municipal.

Professor Ricardo tecendo comentários ao lado do coronel Calaça, cmt da CGM Delmiro (à esquerda) e do major Leandro, subcmt (à direita)

Figura marcante, o major Leandro, subcomandante da Guarda de Delmiro narrou ocorrências vivenciadas por ele e sua equipe, demonstrando que o guarda precisa ter um espírito de desprendimento, além de ter falado sobre as dificuldades impostas aos guardas, quando a comunidade demanda deles ação policial.

Ainda estavam presentes os inspetores Thiago e Mário da GCM de Delmiro e o tenente Wagner do 9º BPM. Os guardas da plateia do auditório fizeram inúmeras perguntas sobre as atividades da Guarda anfitriã. Depois da palestra, todos confraternizaram em um almoço com comida regional. Por fim, os visitantes puderam conhecer as duas bases da Guarda recentemente  reinauguradas, nos bairro de Bom Sossego e Vila 25 e o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas.

Lideranças GCM: (da esquerda para direita) GCM Neto - OAF; Inspetor Mário - Delmiro; GCM Dirceu - Pariconha; Cel Calaça - Delmiro; Maj Leandro - Delmiro

“Estes debates sobre o papel da guarda e de sua afirmação como instituição de caráter nacional, mas que atua sobre as especificidades locais é umdos elementos mais marcantes da atual busca por uma identidade própria da Guarda Municipal”, afirmou o Professor Ricardo Silva que coordena os trabalhos da capacitação nas Guardas de Olho D´Águas das Flores e Pariconha. Ricardo Silva terminou comentando: “e o que fizemos hoje foi reunir profissionais que lidam todos os dias com as mesmas preocupações, para que eles juntos possam por si só definir um rumo de políticas institucionais”.

O encontro foi promovido pela Maiêutica Planejamento e Consultoria, com o apoio das instituições participantes do encontro. Os visitantes regressaram muito impressionados, a Guarda de Delmiro é considerada um das três mais bem equipadas do Estado.

 

Guardas de Olho d'Água das Flores e Pariconha acompanhando a palestra
 
 

Tenente Wagner fazendo agradecimentos
 
GCM Jailton - OAF entre as viaturas da GCM Delmiro, ao fundo a base da Guarda no bairro Bom Sossego, na entrada da cidade
 
Tropa formada enfrente a sede da GCM Delmiro recebendo as boas vindas
 
Momento de confraternização durante almoço
 
Guardas de Pariconha ao fundo: GCM Dirceu, subcmt; GCM Honorato, cmt de GU
Anúncios

3 comentários em “GCM Delmiro recebe visita de guardas de Olho d’Água das Flores e Pariconha”

  1. É de grande importância para nos da gcm de Olho Dágua, conhecer a forma de trabalho de outras cidades especialmente a de Delmiro onde á uma atenção especial governo municipal.

  2. É de grande importância para nos da gcm de Olho Dágua, conhecer a forma de trabalho de gms de outras cidades especialmente a de Delmiro onde á uma atenção especial do governo municipal.

    1. Concordo com você Edno. Quando nós conhecemos outras realidades, passamos a ter noção de como resolver nossos problemas de outras formas, as quais não tinhámos pensado antes. Começa a criar uma rede de amizades que com certeza nos ajudrá mais tarde. E no caso da Guarda Municipal esse interação é essencial, se não vocês vão acabar sucumbindo aos modos de proceder de outras instituições que tem maior articulação. Para serem fortes os GCM não podem se restringir apenas a sua cidade no tocante a capacitação, conhecimento de experiência e lutas por melhores condições de trabalho e remuneração.

Os comentários estão encerrados.