Sem categoria

Anunciando o Evangelho

Você pode ter Jesus Cristo como Mestre, assim como eu, ter vontade anunciar as boas novas das quais ele foi mensageiro, mas não saber como fazer esse tipo de referência em público. Principalmente porque você não quer que tenha uma conotação religiosa, até porque você, como eu, tem sempre um olhar crítico e desconfiado das instituições humanas que se dizem de Deus.

Então deixo a disposição um acervo com algumas sugestões de abordagens sobre o Evangelho, para serem feitas em palestras e/ou aulas, são vídeos, textos e slides. Este post será atualizado com o passar do tempo, com acréscimos futuros.

1.  O Semeador e a semente de mostarda

Ótimo quando uma nova visão está sendo apresentada e a cultura corporativa e a experiência dos ouvintes tende a dizer que e nova iniciativa não dará certo ou que é de difícil implantação.

A parábola do semeador em si vai levar os ouvintes a refletirem que como encaram o desafio será um dos elementos chaves para o sucesso ou o fracasso. E fará eles entenderem também, que não é preciso esperar que todos passem a adotar as novas práticas, é natural que apenas alguns levem a cabo tudo aquilo que está sendo difundido.

Já a semente de mostarda irá lhe possibilitar expor que tudo começa pequeno mesmo. Que com dificuldade e trabalho árduo é possível vencer. E quando o projeto tomar proporções não imaginadas antes será uma grande felicidade saber que tudo começou de uma pequena semente semeada em tempos passados.

Slides: Semeador_SementeMostarda

2. Os métodos de administração de Jesus Cristo


Quando você estiver falando com diretores e gerentes, ou ainda com supervisores desde que queira destacar o papel de liderança, uma boa oportunidade de falar sobre o Mestre é fazer um apanhado de sua maneira de gerir sua missão. Usando tópicos do livro de Bob Briner, você pode dizer que é de suma importância entender como um homem conseguiu reunir doze funcionários de conhecimentos simples e transformá-los nos homens mais motivados do mundo, que realmente acreditavam poder mudá-lo, construindo uma conglomerado de organizações que influenciaram os últimos dois mil anos dos destinos globais e se encontram hoje em toda terra.

Leia alguns desses pontos:

  • Faça a refeição com a tropa
  • Não doure a pílula, prepare-os para as dificuldades
  • Seja um líder servidor
  • Não tenha receio de trazer um líder externo ou da concorrência para uma posição chave
  • Não alimente brigas internas por poder
  • Tenha momentos de reflexão sozinho
  • Prepare seu sucessor
  • Dirija-se a cada um em particular
  • Estabeleça metas elevadas, mas que sejam possíveis de serem alcançadas
  • Aposte nos absolutos

Slides: Os_Metodos_de_Administração_de_Jesus_Cristo

3. Dinâmica das pedras – Maria Madalena


Uma ótima sugestão é realizar a dinâmica de sensibilização, que comprova que todos nós erramos, que não podemos apenas condenar. Pede-se que todos se levantem com pedras imaginárias nas mãos, prontos para matar a adúltera ou outro personagem que caracterize o tipo padrão que sofre hostilização do grupo que se pretende trabalhar. A cada clique seu surge uma falha comum cometida por nós no cotidiano, aquele que já a tiver praticado deve sentar e desistir de agredir. Experimente essa técnica tem o poder de fazer o público reencontrar dentro deles a capacidade altruísta.

Slides: MariaMadalena

Anúncios