Variedades (2009 a 2007)

Wikipédia: Justiça Militar e TCO

35px-wikipedia-logoJustiça Militar

Creio que pré-concepções equivocadas surgem geralmente de falta de informação, no caminho desta premissa empenhei-me em um pequeno esforço para esclarecer internautas sobre a Justiça Militar no Brasil. Muitos a acusam de corporativismo, mas o que temos observado é um empenho em procedimentos muito mais céleres que a Justiça Comum, com seus tantos reverses e recursos intermináveis. Quando os sábios doutores da lei, envolvidos com emoções de caso, com propostas simplistas de solução imediatista, passaram a responsabilidade de processar crimes contra vida, causados por policiais militares para a Justiça Comum, o resultado foi aquele que qualquer observador mais atencioso já sabia: a lenta e abarrotada justiça permite finais, em certo casos, até mais absurdos que no cenário anterior.

Para que a Justiça Castrense tivesse uma visibilidade maior entre os leigos no tema, foram elaborados alguns tópicos na Wikipédia Lusófona, nos quais qualquer um pode colaborar para ampliá-los. Abaixo está a lista dos principais artigos elaborados:

Termo Circunstanciado de Ocorrência

Além dos temas relacionados a esse ramo específico da justiça, foram feitos outros artigos, dos quais se destacam os sobre Termo Circunstanciado de Ocorrência, ou simplesmente, TCO. Não vou negar que a intenção deles foi no fim, abordar a lavratura pela Polícia Militar, tema que vale outros posts:

· Termo circunstanciado de ocorrência

· Infração de menor potencial ofensivo

Anúncios