Semana 2 – Características da Crise

Curso de Gerenciamento de Crises

Após a semana de apresentações, vamos começar os estudos. Proponho a leitura do artigo sobre os dois grupos de elite para crises da polícia mineira:

Em nosso ambiente SEAT, vamos ter um fórum sobre o tema. Façam uma analogia entre o texto e o que já foi lido sobre características da crise.

Importante:

Lembre que crise são ocorrências diferenciadas que tem três características cruciais: ameaça à vida, compressão de tempo e imprevisibilidade. Por mais que você tenha passado por  uma situação grave como um “tiroteio”, se for considerado um fato de certa frequencia que não necessitou da mobilização de grupamentos especializados ou de uma postura diferenciada da polícia, então não é crise.

Vídeo da Semana

Capitão Bolívar do Bope Alagoas fala sobre atuação do policial de time tático no resgate de reféns. O intuito deste vídeo e contrabalancear com o texto sobre negociação. Pois é muito importante para o aluno de Gerenciamento de Crises entender que negociação é uma das fases do gerenciamento de uma crise. É na verdade a ferramenta mais exaurida, mas haverá casos em que a entrada do time tático será necessária,  em outros o tiro de precisão.

O time tático poderá adentrar no ponto crítico armada com equipamentos letais ou de baixa-letalidade, ou ainda com os dois, cabendo ao comandante do time: sargento PM, tenente PM ou inspetor PC decidir qual empregar.

Link do post, com explicações sobre o vídeo

Assista no YouTube


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s